Colar de Âmbar: conheça mais sobre essa jóia!

O Âmbar é uma resina fóssil de um pinheiro já extinto a milhares de anos. O Âmbar Báltico é encontrado flutuando no mar báltico, e somente os “caçadores” autorizados podem retirar o âmbar do mar.

O âmbar da região do Mar Báltico é o único âmbar que possui uma concentração de 8% de ácido succínico, uma substância com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. O ácido succínico é muito utilizado na medicina tradicional para uso farmacêutico.

Para fazer efeito, o ideal é usar o colar ou pulseira/tornozeleira junto ao corpo e manter contato direto com a pele. O calor do corpo aquece o âmbar, que libera o ácido succínico em pequenas quantidades.

O uso dos colares em bebês, na Europa, é utilizado a anos e pode ser facilmente encontrado em farmácias. No Brasil, cada vez mais o colar de âmbar causa curiosidade e divide opiniões. Por relatos, 90% das mães que utilizam aprovam o uso nos bebês, e muitas buscam usar o âmbar também em si mesmas. A Sociedade Brasileira de Pediatria não recomenda o uso pois não existe comprovação científica dos seus benefícios e por ter risco de asfixia.

Algumas das perguntas mais frequentes sobre o colar de âmbar:

  • Quais os benefícios do uso do colar em bebês e adultos?

Em bebês é muito usado para aliviar o desconforto, as dores, febres, inflamações, inchaço, inquietude, dentre outros sintomas, causados pela formação da primeira dentição. 

Ameniza dores das cólicas. Refluxos. Dores do crescimento.

Ajuda na recuperação de tecidos do corpo, auxiliando na cicatrização, como nos casos de eczemas e dermatites.

Estimula as defesas imunológicas, favorecendo o processo de auto cura

Auxilia em casos de dores articulares, musculares e reumáticas.

Alivia sintomas de T.P.M, depressão, enxaquecas.

Auxilia em casos de infecções das vias respiratórias, bem como em casos de problemas na garganta, boca e pescoço, como dores de dente, laringite e faringite.

Poderoso calmante, trazendo benefícios ao sono, e pressão alta.

Promove a confiança emocional.

  • É seguro usar o colar em bebês?

O colar de âmbar pode ser usado desde recém-nascido, sob supervisão de um adulto. O ideal é usar o colar 24 horas por dia, tirando a noite e colocando preso no tornozelo dando quantas voltas necessárias para fechar.

Os fechos são de plástico e seguem as normas de segurança européia, podendo ser de rosca (garantindo que o bebê não retire o colar, e o fio interno se solta em um puxão mais forte) ou pressão (abre sozinho quando puxado, garantindo que o bebê não se machuque). O cordão é de algodão, grosso e resistente, e entre cada conta existe um nó. Caso o cordão arrebente cai somente um âmbar.

  • Como sei se é verdadeiro o âmbar?

Busque sempre comprar com vendedores que possuem um certificado de autenticidade. E caso tenha dúvidas, existem testes para reconhecer o verdadeiro âmbar.

O verdadeiro âmbar é leve e flutua na água salgada. Pegue um recipiente com água e coloque bastante sal. Mexa bem e coloque o colar. Se flutuar é âmbar, se descer e ficar no fundo, pode ser plástico ou copal.

O âmbar não derrete com temperaturas abaixo de 100 graus, eles queimam lentamente como um incenso e o cheiro não é de produto químico como o plástico. Pegue um isqueiro e escolha uma conta para queimar, caso derreta é plástico.

Raspe uma das contas, se deixar marca não é âmbar.

Obs: sempre realizar os testes com cuidado, pois pode danificar o fecho ou o cordão.

  • Quanto tempo leva para fazer efeito?

Existem relatos de efeitos em 30 minutos como em alguns dias. Nas crianças os efeitos são mais rápidos que nos adultos. O importante é o uso contínuo.

  • O colar perde efeito? Quais os cuidados?

O colar não perde efeito, e pode ser passado de geração em geração.

Alguns cuidados são importantes para manter a cor e o brilho sempre lindos, e evitar que o cordão arrebente.

Evitar contato com produtos químicos como: sabonete, shampoo, condicionador, perfume.. Lavar em água corrente sem sabão, ideal se for da chuva ou cachoeira. Deixar no sol para energizar. O mar é o habitat natural do âmbar, mas o cordão depois de molhar, deixar secar bem.

  • Existe diferença entre as cores e modelos?

Não. O âmbar genuíno tem cores variadas, e vão desde a mais transparente a mais escura (quase preto). Todos possuem os mesmos efeitos e benefícios. Existe o âmbar polido e o não polido (por ter sido menos manipulado, pode agir mais rápido que o polido, mas com mesmos benefícios).

O uso do colar de Âmbar Báltico funciona como uma terapia alternativa, para alivio dos sintomas de muitas doenças tanto em crianças como em adultos. Por isso é importante que cada um siga seu coração e suas crenças, e escolha o que é melhor para si.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s