A Nova Comida de Mãe!

cursos_familia

Outro dia, um renomado colunista escreveu um artigo sobre os gostos que lhe fazem falta e que lhe deixaram boas lembranças, como a comida de mãe. Acredito que grande parte da minha geração compartilha dessa saudade, mas nossos filhos terão outras memórias, que não serão melhores, nem piores, apenas diferentes.
O conceito “comida de mãe” está se reinventando. Enquanto nossa infância foi marcada por refeições deliciosas, mas gordurosas e super temperadas, com doces lindíssimos e cheios de açúcar, no Clube de Mães, o que mais se vê são mães preocupadíssimas em ensinar uma alimentação regrada e saudável para os filhos. Evitam industrializados e primam pela comida caseira. Pouco tempero, pouco açúcar, muitas frutas, legumes e verduras fazem parte dos hábitos alimentares das crianças, principalmente, daquelas entre 0 e 3 anos de idade.
E antes que alguém critique já digo: não há nada de tedioso nesses novos hábitos alimentares. Há uma grande preocupação delas em pesquisar e descobrir novas receitas, em incrementá-las de forma natural e saudável. O novo arroz soltinho é integral! Tem feijão, sim, na alimentação dos pequenos, sem linguiça de porco e costelinha mas com temperos naturais. Mais do que lembranças, as mães querem criar um paladar diferenciado nos filhos, para que eles saibam apreciar o sabor verdadeiro do alimento. Além disso, elas querem deixar um legado de saúde pros seus pequenos, longe do vício em açúcar que a maioria de nós tem. E é com mto sacrifício que a grande maioria delas faz isso, pq muitas trabalham fora e se viram em mil pra conseguir cozinhar.
Não é só a comida servida para as crianças que está mudando nesse processo. As mães não querem ser as únicas responsáveis pela cozinha e pela boa alimentação dos filhos: querem que os pais participem na alimentação e na vida dos filhos ativamente. E educam os meninos e as meninas nesse sentido. A família moderna será colaborativa, unida, e não terá uma mãe exausta e sobrecarregada.
Até pq novos modelos familiares estão sendo vivenciados, com padrastos, madrastas, enteados, uniões homoafetivas, mães solteiras e pais solteiros. Seja qual for o modelo familiar em que a criança esteja, não faltarão boas lembranças de sabores da infância, pq  a “comida da família” será aquela da qual a criança lembrará. Não importa por quem ela é feita.
Lindo demais esse novo conceito, não acham?
Daniela Garcia,
Moderadora do Clube de Mães