Sobre a escolha da escola para os pequenos

IMG_0484Oi gurias, tudo bem? Hoje vim falar sobre a escolha da escola para os pequenos, um assunto sério e importante, pois é a escolha de onde deixaremos nosso bem mais precioso, e algo que certamente se refletirá no futuro. Como diz a musica do Pedro Bial “Tudo que hoje eu preciso realmente saber sobre como viver, o que fazer e como ser, aprendi no jardim de infância.” Em primeiro lugar os pais tem que estar tranquilos e confiantes com sua decisão de escolinha, isso será fundamental para a adaptação da criança, pois eles entendem e sentem tudo que sentimos e transmitimos. Outra coisa importante de se destacar é a questão da troca. Se não gostou da que estava em adaptação, ou viu que não está dando certo, troca. Antes a segurança e tranquilidade do que a insegurança e não confiança. Mamães tranquilas bebês felizes! A escolinha tem os pros e contras, como tudo na vida, importante também, os pais pesarem e verem o quanto estão dispostos a investir e o que será melhor para seu filho. Bom, vou listar alguns itens que sugiro imprescindíveis na hora de escolha do local.1) Higiene do local, como é limpa e cuidada a escola, tem faxineira? Observar a escola, não só a sala, afinal as crianças irão circular.

2) Quantas crianças têm por professora e quantas professoras têm em sala? Na verdade, o MEC determina o numero de crianças por sala de acordo com o tamanho da mesma e idade delas. Depende da escola quantas auxiliares vão optar por contratar. Vale lembrar que quanto maior as crianças, maior a quantidade permitida e menor o nº de cuidadoras, pois a partir do 1º anos são no máximo dois, quando existir a segunda!

3) Sala arejada x posição solar, principalmente nos berçários. Não que seja o fator decisivo da escolha, mas acho que vale dar uma olhadinha. Passar o dia sem nenhum solzinho não da, heheh.

4) Recepção da provável professora e comportamento das crianças. Sim, eu sei que tem dias e dias, criança e mais crianças e horas criticas, mas quando mais de duas crianças estão quietas ou com caras de tristes é porque algo errado tem, nem que seja estar a tarde inteira sentada na cadeira de balanço. Uma vez escutei uma frase de uma mãe do berçário que me chamou atenção: “Escolhemos a escola X para a Fulana, pois na hora que entramos no berçário para conhecer a professora responsável nos deu oi, disse aqui é o berçário, agora com licença que vou atender meus alunos.” Parece uma grosseria, mas acho que é uma grande diferença.

5) Frequência da psicóloga e pedagoga dentro da escola.

6) Alimentação. Tem cozinha própria com cozinheira? Tem nutricionista? Como o cardápio é elaborado?

7) Pátios e espaço físico X tipos de brinquedos. Vale observar quis brinquedos e suas variedades e quantos pátios a escola possui. Lembrando que quantidade não é sinônimo de qualidade!

8) Alvará de funcionamento e autorização de funcionamento junto a SMED.

9) Autonomia e alegria das funcionárias demonstrando amor ao que se faz. (Isso é muito fácil de observar, basta ver as reações delas e das crianças!).

Bom gurias acho que era isso que eu podia dar de dicas. Lembrando sempre, que a melhor escola é aquela que os pais escolheram e as crianças estão felizes! O que é ótimo para uma, pode ser péssimo para outro. Indicação é muito bom e válido, mas vale dar uma pesquisada com mais gente e fazer visitação no local. Sempre sugiro visitar mais de um local antes de decidir para ter certeza. Sugiro sempre procurar escolas nas proximidades de casa ou trabalho, de acordo com o que os pais pensam e preferem em relação a transito x tempo. E por ultimo, sobre escolinha ou colégio direto, também é algo que cada mãe sabe o melhor, eu sou adepta de escolinha, principalmente para bebes e crianças menores, mas vai da opção de cada mãe e prioridade escolhida. Nem todos os colégios aceitam com menos de quatro anos, vale lembrar isso e pesar na hora da decisão! Uma boa sorte na procura espero ter ajudado e contem comigo se precisarem, me ponho a disposição para dar dicas e conselhos sobre os locais pensados! Um beijo para vocês e para os pequenos adorei escrever sobre esse assunto!!!

Bia Miranda.

Beatriz Caleffi de Miranda

Graduanda de Pedagogia pela Pucrs, realizando um período de mobilidade acadêmica em Portugal.

Já trabalhei em escolas e atualmente atuo como baby-sitter a domicilio.

Facebook: Bia Caleffi de Miranda

Whatsapp: (51) 91226503

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s